quinta-feira, 22 de abril de 2010

Minha paixão - a canela de ema

Hoje eu li uma matéria, no Jornal da Casa, no site da Leroy Merlin, onde a paisagista Roberta Martins fala da importância de usarmos plantas nativas nos nossos jardins. Concordo plenamente, não apenas pelos motivos que ela enumera - facilidade de manutenção por causa da adaptação ao clima e evita prejuízos para a fauna, que poderia se prejudicar pela presença de plantas exóticas. Eu acrescentaria a beleza.
Vejam o detalhe desse pequeno jardim da cabana da árvore, que eu projetei e executei ajudada pelo nosso primeiro caseiro, o Gilson. A yuca(?) ao fundo, eu adquiri na Leroy. As outras vieram há anos da casa da Vera Lúcia Dutra, no Lago Norte, deram filhotes no Park Way e eu as trouxe de lá.


A canela de ema é realmente belíssima, temos muitas nativas aqui na Armação e elas são meu xodó. Não passa mês sem flor. Dura poucos dias, mas o espetáculo é garantido.


Claro que as plantas do cerrado tem uma beleza peculiar, porque não são exuberantes como as espécies da mata atlântica, mas eu me dei esse desafio, de buscar composições. Aprendiz que sou, tenho buscado complacência com meus erros, como por exemplo, as roseiras que realmente não ficaram bonitas onde as plantei, nem tenho coragem de fotografar. Já as bromélias que adquiri da Universidade de Viçosa, ficaram bem interessantes na lateral da casinha de tijolos.

Plantei ipês em volta da chácara toda e recentemente ganhei umas mudas do pessoal da SAGRES, já estão crescendo lindas nas latas, no viveiro. Vamos indo....

Um comentário:

Lin disse...

Oi querida,
Lendo aqui vc e me identificando. Eu tb tenho aprendido muito com as plantas e com elas não adianta teimosia. Outra experiencia legal foi com as formigas cortadeiras. Plantei o pomar e o jardim. As érikas, as roseiras, os jasmins e o caquiseiro, não tinha acordo elas cortavam tudo, até que se saciaram ou acostumaram com o paladar e passaram a não dar mais atenção. Agora, após um ano, tudo cresceu e floresceu. Lindo né?
Ah! Minhas iukas tb estão muito bonitas.
Beijo