Bem, as novidades mais gostosas são essas: os pequizeiros estão floridos e logo colheremos tomates, abobrinha, mamão. As mudas de ipê amarelo que a Eldir conseguiu - depois publico os doadores, uma Radio e uma loja de plantas do Lago Norte - cresceram bastante, de forma irregular, mas sei que estarão ainda mais viçosas, com a chuva da primavera. Confesso que outro dia tive a impressão de que ia infartar, ao descobrir encanamentos de esgoto soltos nas paredes, sem ligação com as caixas sifonadas. Ainda bem que o vidraceiro percebeu e gritou - dona, corre aqui, tá saindo água pela janela do banheiro... Pensem... um banheiro já forrado, que você MANDOU testar. Como você não conferiu se testaram, faltou testar o esgoto da pia do lavabo, que tal? Era justo essa que não estava com a ligação feita. Meu conselho - esgoto? Teste você.
Agora, eu rio...Já que o meu caseiro e seu primo resolveram a questão, arrancaram o forro, cortaram o tijolo, puseram joelho, cano, ligaram na caixa sifonada. Saudades do Seu Souza, do Seu Moacir, mestres de obra daqueles que você dorme tranquila....
Depois de muitos percalços, que não vou publicar, porque fazem parte das obras, especialmente quando se decide construir sem projeto, seguindo um desenho pessoal, como foi o meu caso, estamos nos acabamentos mesmo. Até baguetes em meia esquadria eu me arrisquei a fazer, meu caseiro instalou luminárias, o primo dele instalou acabamentos da hidráulica... enfim, estamos nos virando.
É que, felizmente, a crise econômica internacional - eu diria até que foi financeira, o que é diferente - foi mesmo uma marolinha para o Brasil e mão de obra na construção civil é escassa. Se isso me traz problemas? Traz. Mas fico contente ao ver que as pessoas tem oferta de trabalho, enfim.
Na próxima postagem talvez eu coloque as fotos de detalhes da casa, com os créditos aos doadores de materiais, como o Edir, que me trouxe duas cabaças lindas - viraram luminárias dos quartos do andar superior. O Ricardo e a Beth me trouxeram lanternas japonesas da Liberdade, em Sampa. Viraram luminárias do lavabo e corredor dos quartos.
Assim vamos, com a generosidade dos amigos, visitas carinhosas e a colaboração de gente bacana.
Talvez eu escreva sobre o uso do tijolo de solocimento. É lindo, maravilhoso, mas exige uso de silicone para proteção contra a água. Caro. Perigoso. Um dia, eu conto essa história.
Vivendo e aprendendo. Hoje eu teria feito de outra forma, ou planejado um grande chapéu... Enfim, sou aprendiz. E vou fazer cob, hiper adobe, me aguardem.
Tânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário