quarta-feira, 23 de junho de 2010

Minha vida é um luxo

Pensei neste título porque li recentemente uma matéria que dizia que as pessoas de altíssima renda - não é o meu caso - têm mudado de comportamento, agora o "chique" é ser clean, não ostentar riqueza, dar preferencia a produtos de qualidade e sustentáveis (ambiental e socialmente).

E por que eu acho minha vida um luxo? Nossas toalhas de banho estão sempre quentinhas pelo calor do sol, porque coloquei no nosso banheiro um vidro enorme - que adquiri num ferro velho - virado para o norte, assim, além do banheiro estar sempre aquecido, posso ver o céu.


Considero também minha vida um luxo porque podemos, de manhã, ir à horta, colher algumas folhas de couve e fazer nosso suco dessa verdura com limão, hortelã, ou salsa, tudo uma delícia, sem veneno e sem adubo químico. A salada do almoço a gente também colhe na hora, inclusive os tomates, a couve chinesa, a rúcula, a alface, o cheiro verde, as capuchinhas.





Considero um luxo poder separar meus residuos e somente descartar o mínimo, isso quando não destino as embalagens ao pessoal que faz o cenário de uma peça que minha filha dirige. O papel higienico a gente incinera, juntamente com as sobras de carnes e junta as cinzas às do fogão de lenha, para incorporar ao composto que será usado nas plantas. Esse também é o destino dos residuos vegetais e sobras de comidas sem carne.

Usamos o caixote neozelandês, de 1x1m, tradicionalmente usado para compostagem.

Dou-me ao luxo, também, de preparar minhas próprias velas e mimos para amigos e amigas - aventais, sacolas, já que aprendi a costurar. Como o conjunto de sacola e trocador para a Valentina, que em breve nascerá ...




Ou como esse avental que fiz para a Vanilza, que se entusiasmou e já quer que a gente coloque uma confecção... risos.


Claro que em parte isso é possível porque estou aposentada, posso cuidar pessoalmente da horta, da separação dos resíduos, aprender coisas novas, pesquisar tecnologias. Vou postar como fazer o portão da sua casa ou chácara, gastando um terço do que gastaria se o encomendasse ao serralheiro...

Claro, voce precisa ter um amigo caminhoneiro, que te traz madeiras de sobras de obras, um caseiro jeitoso, que goste de trabalhar com madeira e pesquisar muito antes de contratar a instalação do equipamento para automatizar, além do interfone. Fica pra próxima.


Mas qualquer pessoa, mesmo que more em apartamento, pode separar seu lixo. Os residuos de alimentos podem ser colocados em um baldinho, hermeticamente tapado. O composto pode ser dado ao porteiro, para usar nas plantas do predio, afinal, todo predio tem um jardim, ou grama, ou vasos. Também o condominio pode fazer uma composteira comunitaria, na internet é fácil encontrar instruções sobre isso e se for bem cuidada não vai dar bicho algum.


A Armação dos Anjos tem outra novidade - foi classificada pela EMATER como um empreendimento agroecológico e eu ganhei carteirinha de agricultora. Um luxo! Deixo aí a foto das mudas de caju que estão lindas, com apenas 60 dias de plantadas!