domingo, 21 de março de 2010

Flores, os jambos do Orency e a figueira do Simião

Aqui a gente colhe algumas flores. As roseiras da mamãe estão viçosas, embora esse sol de verão queime principalmente as rosas vermelhas, preciso ver como sombreá-las um pouco. As cor de rosa, a gente consegue colher quando ainda estão em botão, com pouca queima. O urucum sempre faz parte dos meus arranjos, assim como o filodendro. Agora fiquei apaixonada por esse capim da segunda foto, vou tentar plantar as sementinhas, quando o arranjo secar.









Na Armação, está sempre presente a energia dos amigos e amigas. Posto a foto das mudas de jambo que o Orency, no seu apartamento, preparou para nós. E a figueira do Simião frutificou, três meses depois de ir para o berço. A muda foi tirada de uma das figueiras da casa antiga, do Park Way, coloquei no hormônio enraizador, depois numa lata e ela foi plantada em dezembro. Ê mãozinha boa, hein Simica? Tem mais de um fruto, não contei porque acredito que não se deva contar as frutas.... outro dia perguntei para um amigo - ah, esse abacate já é da sua casa e ele respondeu - sim, este ano o pé deu 26 abacates. Eu comecei a rir....



Então, aí estão as mudas de jambo do Orency

E assim vamos, felizes aqui, com os passarinhos, amigos e amigas!



segunda-feira, 8 de março de 2010

Como andam as plantinhas das amigas e amigos

ABACATE DA VANILZA - está lindo o abacateiro da Vanilza. Assim como as araucárias, os abacateiros precisam ser um casal, para produzirem, tipo A e tipo B.


ABACATE DA LUSIA - ei, olhem que beleza, a cara da dona...

PITOMBEIRA DA JACQUELINE - dá pra ver que as formigas comeram as folhas do broto central. Aí um espírito de porco foi lá e quebrou o broto... puxa, fiquei bem brava... mas enfim, ela está vigorosa e sei que será uma belissima arvore em poucos anos.


ROMÃ DO JANUÁRIO - no dia da foto estava linda, mas as formigas foram fazer uma comilança e levaram boa parte das folhas. Com as chuvas que finalmente caíram, nos últimos dias - também irrigo por gotejamento - ela está rebrotando.


PITAIA DO LÉO - meu filho, com seu humor leonino com toque genético do pai virginiano, claro, escolheu um cacto pra plantar.Ô frutinha linda, estou ansiosa pela primeira safra... E na caipirinha de frutas, com saquê, ela dá um sabor especialíssimo, acompanhada de morangos, laranja, kiwi... uma delícia. Conheci no mercado municipal de São Paulo, em companhia da Beth.




URUCUM DO PEDRO - papai Januário e mamãe Lusia é que plantaram, para o filhão! Não sei o que é essa coisa branca, na folha... vamos adubar com carinho e ver se resolve. Senão, vou tentar pulverizar com sulfato de cobre.


PAU BRASIL DA AMANDA - essa muda tem história. Quando adolescente, minha filha ia muito a cidade da Paz, de bicicleta. Numa dessas, ganhou essa muda de pau brasil de um funcionário de lá. O crescimento é lento, mas está muito maior do que outras duas, que plantei há uns oito anos, na casa antiga. E ela mesma plantou, na Armação.

IPÊ DA MARÍLIA - mais uma das mudas conseguidas pela Eldir, plantada pela queridíssima Marília. O nome tá na plaquinha, como todas...



IPÊS DA ELDIR : esse ipê foi um dos muitos que a Eldir conseguiu, em doação, num projeto de uma radio e um viveiro do Lago Norte. Cresceu muito em dez meses, né? Plantei a frente da chácara toda e a lateral direita, são ipês amarelos. Estou ansiosa pela primeira florada.


ARAUCARIA DE SEMENTE DOADA PELA SALETE E PLANTADA POR MAINHA - como saber se é menina ou menino? Precisa-se ter dos dois generos.
Bem, pessoal, depois mostro as mudas feitas pelo Orency, no apartamento dele. São jambos e estão lindos. Por aqui temos comido muito maxixe, arroz de cuxá com as vinagreiras - plantei mais hoje. Os maracujás estão com frutos, enfim, tudo vai muito bem. Plantei e nasceram muitos guandus, com os quais pretendo reforçar a comida das galinhas, do meu futuro - proximo - galinheiro. Não tenho tido sucesso com plantio de gergelim... mas vou continuar tentando.